Policiais penais encontram armas artesanais em parede falsa em presídio no Ceará

Policiais penais encontraram armas artesanais (conhecidas como "cossocos") em uma parede falsa, dentro de uma cela, na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na última quinta-feira (9).
presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), advogada Ruth Leite Vieira, ressalta que "o grande trabalho e a grande dificuldade do policial penal é exatamente impedir que as 'tocas' sejam confeccionadas e que os presos façam as armas artesanais, os 'cossocos'".
Nos últimos meses, o Sistema Penitenciário cearense registrou uma tentativa de fuga, pelo menos cinco fugas consumadas, brigas e até um motim.

Fontes que atuam nos presídios afirmaram à reportagem que houve um acirramento na briga entre as facções criminosas, no fim do ano passado, mas a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização nega a informação e trata os episódios como casos isolados.

"Duas correntes contraditórias circulam neste sentido. Uns dizem que a 'cadeia está esquentando' e que o Estado tem perdido o controle. Outros sustentam que são situações comuns e que a segurança segue sendo feita com eficácia", corrobora Ruth Vieira.

Postar um comentário

0 Comentários