Comandando atualmente a Capital, o PDT é uma das principais variáveis nessas articulações. A sigla, que tem José Sarto (PDT) como chefe do Executivo municipal, pode lançar o mandatário à reeleição. A legenda, no entanto, está envolta em uma nuvem de incertezas e impasses.
Com a decisão do diretório estadual de lançar a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará no ano passado, o partido rachou, chovendo críticas e acusações de lado a lado. Na Câmara Municipal da Capital, a base também perdeu nomes. Mais recentemente, o próprio senador Cid Gomes (PDT), principal liderança pedetista no Estado, criticou a gestão municipal.
SARTO EM BUSCA DA REELEIÇÃO?
Por outro lado, o prefeito já intensificou a agenda de visita a bairros e viagens a Brasília em busca de recursos e diálogo com aliados e até adversários. Mais recentemente, em nova tentativa de reagrupar a sigla, o presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio, sinalizou o interesse em reforçar o diretório municipal do partido, que atualmente é gerido apenas por uma comissão provisória.
Segundo o ex-prefeito, o PDT de Fortaleza deve focar em manter ativa a rotina partidária para além do período eleitoral, realizando encontros e debates junto à população.
"O partido não é feito só de parlamentares eleitos. O partido é feito de movimento social, da base política, de pensamento, de ideia, e é isso que a gente quer fazer na municipal, se conectar com o pensamento do povo, suas angústias e aflições, você acha que o povo está realmente interessado nesse tipo de futrica, você achSigla que saiu mais fortalecida das eleições do ano passado, os rumos tomados pelo PT também devem ser decisivos para o pleito do próximo ano. Em 2022, a sigla decidiu lançar um candidato ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que conseguiu derrotar Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio.
Além do mandatário, o PT ainda elegeu para o Senado Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação. Atualmente, a sigla comanda o Governo do Ceará e também o Governo Federal, tendo ainda Augusta Brito (PT) no Senado Federal e Camilo Santana no Ministério da Educação.
Com esse cenário favorável ao crescimento do partido, o líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT) declarou, ainda no mês passado, em entrevista ao portal Sertão TV, que o PT terá candidatura à Prefeitura de Fortaleza no ano que vem.
"Dificilmente o PT deixará de ter candidatura em Fortaleza. Não tem como não ter. Tem que ter"
JOSÉ GUIMARÃES
Vice-presidente nacional do PT
Guimarães disse ainda que o partido vai se esforçar para eleger 50 prefeitos(as) em 2024. Para isso, contará com a força do presidente Lula e a relação do governador Elmano de Freitas.
"O exemplo da última eleição no Estado está aí pra todo mundo analisar: cautela. Não vamos agredir ninguém. Nós temos um projeto no Estado que agora é comandado pelo governador Elmano", disse.
UNIÃO BRASIL
A sigla liderada pelo principal nome da oposição no Ceará também já sinalizou o lançamento de uma chapa no próximo ano. Capitão Wagner acabou derrotado no pleito do ano passado ainda no primeiro turno. Após o fim do mandato na Câmara dos Deputados, o ex-parlamentar assumiu o cargo de secretário da Saúde de Maracanaú.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o gestor admitiu, pela primeira vez, a pretensão de disputar pela terceira vez a Prefeitura da Capital. O oposicionista demonstrou otimismo mesmo após duas derrotas – em 2016 e 2020 – para o Executivo municipal.
0 Comentários