De olho nas eleições de 2024 na Capital, lideranças políticas no Ceará começam a reforçar partidos

As eleições de 2024 ainda parecem distantes para os eleitores, mas as lideranças políticas já se movimentam para reforçar os partidos. Alguns desses dirigentes já têm em mente até o desempenho eleitoral que esperam atingir com as legendas no pleito municipal daqui um ano e meio. Siglas como PDT, PT e União Brasil, que reúnem a maior parte dos governistas e oposicionistas, já possuem inclusive nomes sendo ventilados para encabeçar chapas para a Prefeitura de Fortaleza.

Comandando atualmente a Capital, o PDT é uma das principais variáveis nessas articulações. A sigla, que tem José Sarto (PDT) como chefe do Executivo municipal, pode lançar o mandatário à reeleição. A legenda, no entanto, está envolta em uma nuvem de incertezas e impasses.
Com a decisão do diretório estadual de lançar a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará no ano passado, o partido rachou, chovendo críticas e acusações de lado a lado. Na Câmara Municipal da Capital, a base também perdeu nomes. Mais recentemente, o próprio senador Cid Gomes (PDT), principal liderança pedetista no Estado, criticou a gestão municipal.

SARTO EM BUSCA DA REELEIÇÃO?
Por outro lado, o prefeito já intensificou a agenda de visita a bairros e viagens a Brasília em busca de recursos e diálogo com aliados e até adversários. Mais recentemente, em nova tentativa de reagrupar a sigla, o presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio, sinalizou o interesse em reforçar o diretório municipal do partido, que atualmente é gerido apenas por uma comissão provisória. 

Segundo o ex-prefeito, o PDT de Fortaleza deve focar em manter ativa a rotina partidária para além do período eleitoral, realizando encontros e debates junto à população. 

"O partido não é feito só de parlamentares eleitos. O partido é feito de movimento social, da base política, de pensamento, de ideia, e é isso que a gente quer fazer na municipal, se conectar com o pensamento do povo, suas angústias e aflições, você acha que o povo está realmente interessado nesse tipo de futrica, você achSigla que saiu mais fortalecida das eleições do ano passado, os rumos tomados pelo PT também devem ser decisivos para o pleito do próximo ano. Em 2022, a sigla decidiu lançar um candidato ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que conseguiu derrotar Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio.

Além do mandatário, o PT ainda elegeu para o Senado Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação. Atualmente, a sigla comanda o Governo do Ceará e também o Governo Federal, tendo ainda Augusta Brito (PT) no Senado Federal e Camilo Santana no Ministério da Educação.

Com esse cenário favorável ao crescimento do partido, o líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT) declarou, ainda no mês passado, em entrevista ao portal Sertão TV, que o PT terá candidatura à Prefeitura de Fortaleza no ano que vem. 

"Dificilmente o PT deixará de ter candidatura em Fortaleza. Não tem como não ter. Tem que ter"
JOSÉ GUIMARÃES
Vice-presidente nacional do PT
Guimarães disse ainda que o partido vai se esforçar para eleger 50 prefeitos(as) em 2024. Para isso, contará com a força do presidente Lula e a relação do governador Elmano de Freitas. 

"O exemplo da última eleição no Estado está aí pra todo mundo analisar: cautela. Não vamos agredir ninguém. Nós temos um projeto no Estado que agora é comandado pelo governador Elmano", disse.

UNIÃO BRASIL
A sigla liderada pelo principal nome da oposição no Ceará também já sinalizou o lançamento de uma chapa no próximo ano. Capitão Wagner acabou derrotado no pleito do ano passado ainda no primeiro turno. Após o fim do mandato na Câmara dos Deputados, o ex-parlamentar assumiu o cargo de secretário da Saúde de Maracanaú.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o gestor admitiu, pela primeira vez, a pretensão de disputar pela terceira vez a Prefeitura da Capital. O oposicionista demonstrou otimismo mesmo após duas derrotas – em 2016 e 2020 – para o Executivo municipal.


Postar um comentário

0 Comentários