Na manhã deste sábado (17), a governadora Izolda Cela (sem partido) se pronunciou em relação ao possível corte de verbas na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A entidade é responsável por administrar e fiscalizar o orçamento em ciência e tecnologia e coordenar todas as ações relativas ao setor no Estado.
Esclareço não ter partido deste Governo Estadual qualquer iniciativa nesse sentido", declarou a governadora. O anúncio acontece um dia após protestos da comunidade científica brasileira em relação aos rumos da ciência no Ceará. As três universidades estaduais (Uece, UVA e URCA) também criticaram a proposta de mudança no artigo 258 da Constituição Estadual.
A alteração define que a verba passaria a ser destinada para um setor chamado “Ciência e Tecnologia”, que será criado caso a proposta de emenda constitucional (PEC) avance na Assembléia Legislativa. Izolda ainda anunciou que conversa com o presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT). "Minha posição é que esse assunto, por sua importância, merece discussão mais aprofundada, sem atropelos, e ouvindo todos os setores envolvidos".
0 Comentários