Pessoas entre 18 a 59 anos de Fortaleza que estão fora dos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 poderão começar a ser imunizadas a partir da próxima semana. A estimativa foi compartilhada pelo prefeito Sarto Nogueira na manhã desta segunda-feira (31).
O repasse antecipado da primeira dose (D1) à população em geral deverá acontecer após o fim da vacinação dos grupos com comorbidades e setores profissionais incluídos no cronograma prioritário. No entanto, a medida ainda dependerá de autorização da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
"A nossa meta é terminar, nesta semana, todos os que têm comorbidade, trabalhadores da educação, profissionais da segurança pública, agentes aeroportuários, pessoas em situação de rua", revelou o prefeito.
Com isso, a Capital dará início à vacinação do restante da população sem doenças crônicas. "Na semana que vem, se Deus permitir, com o trabalho dessa equipe brilhante, a gente começar a vacinar a população em uma ordem decrescente de idade. A gente tem a meta de semana que vem ter notícias boas em Fortaleza".
A secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, reforçou em live nas redes sociais que a CIB fará uma reunião extraordinária nesta terça-feira (1º) para definir a ampliação das doses para toda a população.
"Caso haja essa abordagem, o que Fortaleza enquanto executor diz para a população é que nós estamos preparados, concluindo todos esses grupos nesta semana e conforme a pactuação (com a CIB), poderemos avançar cada vez mais na nossa campanha de vacinação", complementou a secretária.
Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue administrando as doses restantes para o público com comorbidades das quatro fases de imunização, de idosos a pessoas em situação de rua. O último grupo contemplado foi o de trabalhadores da educação, que começou a receber o imunizante no último sábado (28).
0 Comentários